Partilhar
Partilhar
A procura por refeições à base de plantas está a crescer a nível mundial. Cada vez mais pessoas optam por incorporar opções vegan na sua dieta, por diversos motivos que vão desde preocupações com o ambiente a um desejo particular de consumir uma dieta mais variada.
Alguns produtos utilizados na produção deste menus incluem ingredientes a farinha de grão-de-bico em vez da farinha branca, porque a farinha de grão-de-bico não contém glúten e a água da sua cozedura (aquafaba) permite aerar alguns alimentos, como omeletes ou crepes, mantendo a sua característica textura fofa. Há mais ingredientes de substituição que atribuem a produtos vegan as características que estamos habituados a encontrar nos produtos não-vegan, como a utilização de manteiga-de-côco para substituir a margarina ou a manteiga. Há ainda a inclusão dos superalimentos, onde se incluem as sementes de quinoa preta e branca que é uma proteína vegetal completa.
Outros ingredientes principais que fornecem uma refeição mais saborosa e colorida, com riqueza de paladar, incluem tofu fumado, frutos secos, seitan, abacate, cogumelos, batata doce, entre outros. Os pratos vegan conseguem proporcionar uma refeição que não só deixa qualquer um saciado, como também são extremamente saborosas e atraentes aos olhos, pela variedade de ingredientes, conjugação de sabores e cores.
Companhias Aéreas oferecem refeições vegan
Várias companhias aéreas, como a TAP ou a Emirates, por exemplo, acompanham as tendências de consumo mundiais e já há muitos anos que oferecem a opção de refeição vegan aos passageiros dos seus voos. A Emirates tem opções vegan desde 1990 e conta mais de 180 receitas disponíveis para os passageiros que procuram esse tipo de refeição durante o voo. No início, essas refeições eram servidas em rotas ou épocas do ano específicas, ou dependendo das regiões geográficas de partida ou destino dos voos. Por exemplo, dentro do sub-continente indiano, existem várias religiões que incentivam dietas baseadas em plantas.
Actualmente, é possível solicitar refeições vegan nas várias classes – Económica, Primeira ou Executiva – mas pode ser necessário fazer o pedido no momento da compra do bilhete e até pagar um custo adicional ao preço da viagem.
A já mencionada Emirates é até considerada por muitos como a melhor companhia aérea para viajantes vegan. Portanto, não é surpresa que a companhia tenha investido no desenvolvimento de menus vegan para o serviço em todas as classes. Este desenvolvimento adotou uma abordagem inclusiva, concentrou esforços na fusão de sabores e ingredientes de todo o mundo, com o objectivo de tentar agradar à grande maioria dos passageiros, incluindo os passageiros não-vegan. É possível optar por encomendar a bordo ou pré-encomendar com uma antecedência máxima de 24h, bem como consumir nos Lounges da companhia. Em rotas de maior procura, já é possível encontrar refeições à base de vegetais como parte do menu principal.
A Cateringpor já produz refeições vegetarianas diáriamente
Na Cateringpor, os menus vegan já não são algo de novo nem demasiado complicado. Porque já existe uma lista de refeições especiais contempladas pelos caterings aéreos. Entre elas, há sete opções especialmente vegetarianas ou vegan que a Cateringpor já produz diariamente.
Além desta razão, o nosso departamento de Desenvolvimento de Produto tem à disposição uma grande diversidade de ingredientes que auxiliam a criatividade. No caso particular da criação de menus vegan, exige-se o cuidado de ler atentamente a rotulagem das embalagens dos ingredientes, para garantir que a origem é adequada ao consumidor vegan, e há uma atenção redobrada ao balanceamento nutricional para garantir o equilíbrio dos pratos no menu. Mas, o processo de desenvolvimento é igual ao de outros menus, exceptuando alguns cuidados.
Mantenha-se informado
Subscreva já
a nossa newsletter.