Partilhar
Partilhar
A qualidade da gastronomia Portuguesa é reconhecida mundialmente. Além das visitas de chefs famosos como Anthony Bourdain e Jamie Oliver, também publicações especializadas internacionais já escreveram sobre a gastronomia portuguesa. No entanto, os principais divulgadores das iguarias portuguesas são provavelmente os milhões de turistas que visitam o país todos os anos e que levam consigo as experiências, tradições e sabores que desfrutaram em Portugal.
Culinária reconhecida
O Taste Atlas é uma das entidades especializadas em gastronomia mundial que contribui para a divulgação dos melhores sabores de várias origens pelo Mundo. Este site é especializado em avaliar culinárias de várias origens mundiais, incluindo a Portuguesa.
Recentemente, esta publicação elaborou um ranking das 100 melhores gastronomias do mundo e classificou Portugal no 4º lugar! À frente de Portugal neste honroso ranking ficaram classificadas apenas as gastronomias de Itália, Japão e Grécia, que compõem o pódio das melhores culinárias. Para o Taste Atlas produzir este resultado, foi necessário executar um total de quase 271 mil avaliações de pratos e quase 81 mil outros produtos.
As restantes culinárias presentes no TOP 10 são: China, Indonésia, México, França, Espanha e Peru.
Iguarias locais para o mercado mundial
O Queijo Serra da Estrela, a carne dos Açores, Barrosã e do Alentejo, aos quais se juntou ainda o presunto alentejano, são as iguarias mais destacadas em Portugal. Quanto aos pratos portugueses mais populares em Portugal, seguindo a recomendação dos profissionais de cozinha do Taste Atlas são as Migas, a Francesinha, o Bacalhau, a Feijoada à Portuguesa, a Espetada e o previsível e consensual Pastel de Nata!
A nível mundial, o Taste Atlas observou um catálogo de cerca de 11 mil pratos, baseados em mais de 395 mil avaliações de consumidores e produziu uma lista dos 100 melhores pratos do Mundo. O primeiro lugar desse ranking é ocupado pela picanha brasileira e o prato português melhor classificado neste ranking mundial são as Amêijoas à Bolhão Pato no 12º lugar; Em 25º surge o segundo e último prato português classificado neste ranking mundial: a Carne de Porco à Alentejana.
Culinária Portuguesa pelo Mundo
A Cateringpor encara com responsabilidade o seu papel na divulgação mundial da culinária portuguesa. Como empresa líder no abastecimento das aeronaves que partem do aeroporto de Lisboa para viajar por todo o mundo, produzimos refeições com base nos melhores ingredientes de origem nacional para confecionar as receitas portuguesas mais saborosas, em conformidade com os elevados níveis de exigência da nossa atividade e do setor da aviação.
Sob o lema, “From meals to Memories”, o nosso objetivo é criar refeições de qualidade e proporcionar um serviço de catering de excelência aos nossos clientes e respetivos passageiros. Para cumprir com esse objetivo, a Cateringpor conta com uma área de produção com um total de 625m2, divididos por 3 cozinhas: cozinha quente (232m2), cozinha fria (210m2) e Pastelaria (183m2). Os meios humanos alocados à produção ultrapassam as 3 centenas de trabalhadores especializados e focados em prestar o melhor desempenho, cumprindo sempre todas as normas de qualidade, higiene e segurança alimentar do setor. Acompanhando as dimensões das cozinhas, tanto em espaço como em pessoas, há ainda a inovação de processos e tecnologia dos equipamentos técnicos que, aliados à experiência e dedicação dos profissionais de cozinha, permitem à Cateringpor fornecer uma média superior a 30 000 refeições por dia.
Pastel de Nata é especialidade da Cateringpor
Uma das iguarias da cozinha Portuguesa que o Taste Atlas destaca que é produzida na Cateringpor, é também uma das mais reconhecidas e elogiadas pelos nossos clientes e os seus passageiros quanto à qualidade e sabor: Falamos do nosso Pastel de Nata.
O Pastel de Nata é uma especialidade da doçaria Portuguesa, com base em doçaria conventual. Acredita-se que foi criado por monges do Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, e a receita tem por base os mesmos ingredientes desde essa altura: ovos, leite, açúcar, limão e canela.
É possível encontrar pastéis de nata espalhados pelo mundo inteiro, por consequência das relações comerciais seculares que Portugal estebeleceu ao longo da história. Por isso, é normal encontrar descendentes dos Pastéis de Nata em países como o Brasil, Macau, Hong Kong, Singapura e Taiwan.
Outrora os navegadores e comerciantes Portugueses levaram os delicisiosos pastéis de nata de Portugal para o Mundo, e agora a Cateringpor concebeu a sua versão de Pastel de Nata que viaja para os 5 continentes do mundo inteiro nas aeronaves dos nossos clientes.
Mantenha-se informado
Subscreva já
a nossa newsletter.