Categorias: Sem categoria

Partilhar

Categorias: Sem categoria

Partilhar

A arte da pastelaria Portuguesa foi reconhecida recentemente pelo site Taste Atlas, com 3 presenças na lista das 50 melhores doçarias do Mundo!

O site Taste Atlas apresenta-se como uma enciclopédia de sabores do Mundo, como um atlas de pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes típicos a partir das já catalogados 10 mil especialidades de comidas e bebidas, desde as mais populares às mais tradicionais e esquecidas por muitos. O site permite procurar especialidades tradicionais por região do mundo ou país e confia nos utilizadores para partilharem com a sua equipa editorial as refeições que experimentam nas várias partes do mundo mas também as deliciosas receitas antigas “da avó” que só ela é que sabe e que os utilizadores acham que deve ser imortalizada.

A lista das 50 melhores sobremessas foi criada a partir de críticas publicadas e recomendações gastronómicas feitas pelos próprios profissionais do sector, em vez das opiniões de utilizadores aleatórios na internet.

 

Qualidade Portuguesa

Ao elencar os 50 melhores doces do Mundo, os profissionais do sector da gastronomia do mundo inteiro parecem ter chegado à conclusão que todos os Portugueses já sabem desde que nascem: têm a certeza que Portugal é um país riquíssimo em doçaria. 

Sem surpresa para todos os Portugueses, há 4 doces nacionais nesta lista dos melhores doces do mundo (atualizada a 13 de Fevereiro de 2023): O Pastel de Nata, o Pastel de Belém, a Bola de Berlim e o Travesseiro de Sintra. Ainda mais significativo do que Portugal ter 4 doces entre o Top 100 e 3 entre o TOP 50, a doçaria nacional conquistou os dois primeiros lugares do ranking com o Pastel de Nata (2º) e o Pastel de Belém no topo da classificação!

O Travesseiro de Sintra ocupa a 94ª posição e é descrito como um doce tradicional de Sintra, produzido e vendido pela Pastelaria Piriquita, onde foram criados na década de 1940, e cujos herdeiros guardam a receita em segredo. É um doce composto pelo recheio de doce de ovo e amêndoa, envolvido por massa folhada coberta de açúcar branco. Recomenda-se consumir estes doces recém-saídos do forno!

As deliciosas Bolas de Berlim portuguesas aparecem no 26º lugar e são descritas pelo site como um bolo fofo no exterior e espesso e cremoso no interior, mergulhadas em açúcar branco antes de serem preenchidas normalmente com creme de ovo. Durante o verão, é tradicional encontrar vendedores ambulantes deste doce pelas praias de Portugal e podem também ser vendidas sem o recheio.

Em 2º lugar neste ranking surge o Pastel de Nata, famoso por formar uma dupla de sucesso com um café. O guia da Taste Atlas apresenta-o como um doce criado no século 18 por monges católicos e freiras de Santa Maria de Belém, em Lisboa. Diz-se que foi criado fazendo uso de gemas de ovos que sobravam das claras usadas no tratamento de vinho e engomadoria de roupas. Mais tarde, os clérigos fizeram um acordo com uma padaria próxima para vender os Pastéis de Nata que se tornaram um sucesso!

 

O melhor doce do Mundo!

Ocupando o prestigiante primeiro lugar desta classificação surge o Pastel de Belém. Muito similar ao Pastel de Nata, o site Taste Atlas apresenta o Pastel de Belém como o antecessor do Pastel de Nata. A massa é feita com uma mistura de leite, ovos, açucar, limão e canela. A primeira receita de Pastel de Belém data de 1837 e foi produzida pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos. Só os pastéis produzidos na fábrica dos Pastéis de Belém, lógicamente em Belém, podem ter esse nome. Os outros pastéis parecidos, mas produzidos noutras pastelarias que não esta, são chamados de Pastel de Nata. Independentemente do nome, podem ser servidos quentes ou frios que são deliciosos! O jornal Inglês “Guardian” apelidou mesmo este doce como uma das 50 melhores coisas para se comer no Mundo inteiro!

Também aqui na pastelaria da Cateringpor se confeccionam os famosos Pastéis de Nata que, para nós, são sem dúvida os melhores do Mundo!

Mantenha-se informado

Subscreva já
a nossa newsletter.