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A companhia aérea Emirates abasteceu um dos seus aviões com combustível mais sustentável e realizou com sucesso o primeiro voo deste tipo entre Médio Oriente e África.

Um dos Boeing 777-300ER da Emirates realizou a demonstração de um voo abastecido com um combustível sustentável num dos dois motores. Os dois motores da aeronave funcionaram assim com combustíveis diferentes, já que apenas um foi totalmente abastecido com SAF (Sustainable Aviation Fuel).

SAF, o combustível sustentável

O Combustível Sustentável para a Aviação (SAF) é resultado da aposta da indústria na redução de emissão de gases de efeito de estufa resultantes da operação de todas as companhias aéreas mundiais. A IATA estima que, através da utilização do SAF, seja possível reduzir até 65% das emissões de gases com efeito de estufa necessários para que o sector da aviação atinja a marca “net-zero”(*) de emissões de carbono para a atmosfera em 2050. Para este objectivo ser atingido, é necessário acelerar a produção de SAF para fazer face à procura. A maior aceleração na produção deverá acontecer durante a década de 2030 acompanhando a evolução dos apoios políticos a esta renovação, assim como o aumento de competitividade do combustível sustentável comparado com o combustível fóssil actual.

O sector da aviação é responsável por cerca de 2% a 3% das emissões globais de CO2 na atmosfera e, com as perspectivas de crescimento do tráfego aéreo para o dobro nos próximos 15 anos, o volume de emissões irá certamente crescer. Já foram levantadas várias possíveis soluções, mas tecnologias alternativas como a motorização eléctrica ainda estão numa fase muito inicial de desenvolvimento. É neste contexto que surge a solução de um combustível mais sustentável para a aviação. O SAF é mais limpo, é um substituto directo para os combustíveis fósseis e reduz significativamente a emissão de gases de estufa.

O voo de teste

O primeiro voo da Emirates que operou nestas condições de mistura de combustível sustentável e combustível fóssil foi em 2017, num Boeing 777 que partiu de Chicago. Este primeiro voo de teste entre a região do Médio Oriente e África partiu do Aeroporto Internacional do Dubai e foi o primeiro voo a operar nesta região com um dos motores totalmente abastecido por SAF. A solução utilizada foi desenvolvida através de um esforço conjunto entre a Emirate se outras entidades como a Boeing ou a Neste e replica as propriedades do combustível fóssil normal na aviação. 

A informação gerada por mais este voo de teste permitiu adicionar mais dados ao corpo de informação já recolhida nas diversas investigações e testes realizados e ajudará a definir o caminho a seguir para a normalização e regulação para no futuro haver uma substituição segura do combustível fóssil utilizado actualmente pelo SAF.

A Emirates mantém um programa de desenvolvimento de eficiencia de combustíveis desde 2003 com a finalidade de investigar e implementar soluções que reduzam o impacto ambiental da queima de combustível fóssil e a redução de emissões de CO2 sempre que seja possível sem afectar a eficiência da operação. As iniciativas mais importantes deste programa verificam-se nas parcerias com empresas de navegação aérea para encontrar a rota mais eficiente para cada voo, entre outras.

(*) “Net-Zero” é a situação de equilíbio entre os gases de efeito de estufa que são libertados para a atmosfera e os que são removidos da atmosfera.

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