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REQUISITOS DE COMPETÊNCIAS (PARA O DESEMPENHO DA FUNÇÃO)

  • Escolaridade, Formação e Experiência
  • Licenciatura na área de Engenharia Alimentar, Ciências da Nutrição ou similar como fator preferencial;
  • Mínimo 12º Ano de escolaridade;
  • Experiência em funções similares de 5 anos;
  • Formação em Certificações, nomeadamente ISO 9001 e ISO 22000
  • Formação HACCP,HALAL, Higiene e Segurança Alimentar
  • Formação em Auditorias 22000 e HACCP
  • Competências de Problem Solving
  • Competências de pensamento lógico (logical thinking) e abordagem sistemática (systematic approach)

DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES

Responsabilidades

Auditoria:

  • Recolher de acordo com procedimento as amostras de generos alimentícios ao longo da cadeia do processo desde a recepção até à expedição para submeter a análise microbiológica em laboratório externo.
  • Realizar as análises microbiológicas às mãos dos manipuladores, superfícies das instalações, equipamentos e utensílios verificando e validando o processo. Enviar as amostras para laboratório externo quando aplicável.
  • Realização das tarefas de Risk Assessment e Experiências (por exemplo enviar refeições com sonda programada para submeter a análise microbiológica e organoléptica entre outras).
  • Realização do plano de verificação e calibração dos equipamentos de monitorização
  • Participação em tarefas relativas a testes de Rastreabilidade e Mock Recall
  • Realização do plano de auditorias internas de produto e processo incluindo verificações de temperaturas, rotulagens, registos, perigos físicos, químicos, biológicos (objectos estranhos, controlo pragas, limpezas..), Boas Prácticas de Higiene (BPH) e Boas Prácticas de Fabrico (BPF).
  • Verificar a eficácia no shop floor das medidas tomadas na operação para as reclamações de food safety, através de auditorias.

Problem Solving – Interface Operacional:

  • Acompanhamento dos temas a desenvolver com vista à resolução de problemas, análise da raiz do problema, medidas de contenção e sustentação e melhoria contínua. Verificação da eficácia das medidas tomadas ( DMCA/8D)
    Apoio nas respostas a reclamações dos clientes relativas a Segurança Alimentar
  • Promover acções de awareness com as equipas operacionais sempre que são detectados desvios ou alterações de procedimentos.

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