Partilhar
Partilhar
Seriedade e Consistência
A direção de Operational Planning & Controlling tem a responsabilidade de planeamento e gestão de informação nos sistemas que auxiliam as equipas de produção e equipamentos a preparar cada voo dos nossos clientes.
Os dados que sustentam a operação atravessam várias áreas da cadeia produtiva da Cateringpor. Desde a gestão de stock em armazém, à logística interna de fornecimento de matérias primas à produção, incluindo as necessidades dos menus em circulação de cada uma das 12 companhias aéreas clientes, receitas, ingredientes, produtos próprios, mas também os produtos de venda a bordo, talheres, loiça, tabuleiros e equipamentos como mantas e headphones, por exemplo. Neste sistema ainda se baseia também toda a informação que é usada para o carregamento dos camiões pelas equipas de transporte, assim como a verificação e controlo de tudo na aeronave do cliente pelos coordenadores de placa e representantes da companhia aérea.
Por isso, é muito importante para esta direção que os seus clientes internos e pares a reconheçam pela seriedade e consistência do planeamento da operação.
Transversal a toda a área produtiva
Todo o trabalho de gestão de informação e planeamento desta equipa está agregado em cinco grandes dimensões: Forecasting and Analysis, Planning, Operations, Costing e ERP Management.
A equipa de Forecasting and Analysis é responsável por analisar os planos de carregamento de cada voo com uma antecedência de 60 dias, em paralelo com a análise e acompanhamento dos KPI (Key Performance Indicators) gerais da fábrica para corresponder da melhor maneira aos planos de voo previstos.
O Planning assume a responsabilidade de elaborar os planos de produção, isto é, o que é necessário produzir e durante que intervalos de tempo. Produção essa que é necessário acompanhar para verificação e controlo dos KPI para cada voo. Os profissionais desta equipa têm de possuir um grande domínio dos prazos de produção e entregar um plano de produção diário para as respetivas áreas envolvidas na preparação dos voos.
O segmento de Operations cria o plano de carregamento de todos os voos que a Cateringpor abastece, acompanhando todas as possíveis alterações que possam ser reportadas com uma antecedência de até 96 horas. Para esta gestão, estes profissionais também estão atentos aos KPI da operação. Estes técnicos devem ter um conhecimento aprofundado dos períodos IATA, da gestão dos voos a menos de 96h, das regras e dos planos de carregamento, assim como o domínio de informação sobre fornecedores, clientes, unidades de medida e respetiva conversão.
Toda a verificação e controlo de custos de cada refeição produzida pela Cateringpor para os seus clientes é feita pela equipa de Costing, que analisa os custos de toda a linha de produção, desde as matérias primas à mão de obra empregue na transformação em cada menu.
Como já referido, toda esta atividade assenta no sistema e software que armazena a informação e permite analisar os dados e fazer o controlo dos KPI, custos e prazos. Portanto, paralelamente às atividades das equipas de Forecasting and Analysis, Planning, Operations e Costing, há ainda a posição de ERP Project Manager que tem a responsabilidade de gerir o software de produção, juntamente com o acompanhamento das melhorias de sistema para as áreas que trabalham com este recurso.
Como direção que atravessa toda a área produtiva da empresa, desde o acompanhamento da receção das matérias primas, à elaboração das necessidades de produção e controlo de KPI durante a produção de acordo com os planos de carregamento dos voos, a equipa de Operational Planning & Controlling é de uma importância inegável para que a Cateringpor consiga entregar o serviço esperado a cada voo de todas as companhias aéreas clientes.
Mantenha-se informado
Subscreva já
a nossa newsletter.