Partilhar
Partilhar
A conceituada revista Forbes divulgou recentemente o resultado de um estudo que elencou as companhias aéreas mais seguras do mundo. A Portuguesa TAP está no TOP 6.
Após um período de pandemia que obrigou as comunidades a isolarem-se para conterem a propagação vírus que provoca a COVID-19, a consequência natural da redução drástica de deslocações de pessoas entre países afetou fortemente o sector da aviação civil. Apesar da pandemia, a segurança do transporte aéreo nunca foi posta em causa. As companhias aéreas empenharam sempre os maiores esforços para garantirem a segurança dos seus passageiros e tripulação, disponibilizar os equipamentos de prevenção e higiene, assim como cumprir as regras de prevenção de contágio lançadas por cada país. Como resultado, não houve conhecimento de quaisquer acidentes durante o período da pandemia, atribuídos à Covid.
Após um período muito difícil, juntamente com os avanços na prevenção da doença, o sector da aviação regista uma progressão positiva e um regresso estável à normalidade.
TAP no TOP 6
Esta lista das 20 companhias aéreas mais seguras do mundo é lançada anualmente pelo site AirlineRatings.com. Para a formular, são considerados diversos fatores de performance como a idade da frota, acidentes sérios, fatalidades, auditorias das entidades supervisoras e organismos reguladores do sector, melhores práticas de segurança, entre outros. Por isso, as companhias aéreas que figuram nesta lista destacam-se por estarem à frente na segurança e na inovação.
No topo das companhias aéreas mais seguras surge a companhia centenária australiana Qantas, seguida da Air New Zealand, Etihad Airways, Qatar Airways e Singapore Airlines. Logo abaixo, no sexto lugar, surge a portuguesa TAP.
O site AirlineRatings.com divulga também as categorias pelas quais avaliou cada companhia aérea, qual a nota que atribuiu em cada categoria e os critérios de avaliação que produziram essa nota. A TAP conseguiu obter a nota máxima na categoria de segurança, isto é nota 7/7. O critério de avaliação de segurança é baseado numa análise exaustiva do histórico de acidentes e incidentes relacionados com pilotagem, combinando depois essa informação com os relatórios de auditorias das entidades mundiais de regulação da aviação civil, como a International Air Transport Association (IATA).
Mantenha-se informado
Subscreva já
a nossa newsletter.