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Na Cateringpor, a aviação e a gastronomia caminham lado a lado. Mas são as pessoas, com o seu compromisso e paixão, que fazem da nossa empresa uma referência no catering de aviação. Neste mês dedicado ao amor pela gastronomia e pela aviação, trazemos o testemunho de alguém que vive essa paixão diariamente, no contacto estreito com as equipas internas e na gestão de conta da TAP Air Portugal.
Ana Martins, Key Account Manager na Direção Commercial & Customer Care TAP, partilha connosco a sua experiência, desafios e conquistas. O seu papel é fundamental para garantir que as operações decorrem sem falhas, que as necessidades do cliente são atendidas e que os passageiros desfrutam de uma experiência gastronómica a bordo memorável.
Os desafios de gerir a conta do cliente TAP
Podes contar-nos um pouco sobre o teu dia-a-dia como Key Account Manager na Direção Commercial & Customer Care TAP?
R: O dia geralmente inicia com a leitura dos emails que chegaram desde o dia anterior e a reunião operacional. Após isso, faço o ponto de situação dos assuntos a decorrer com a equipa onde gerimos as tarefas do dia.
Em dias de voos charter, apresentações, ou outros eventos, confirmamos em conjunto com as equipas se está tudo ok com os pedidos para garantir que cumprimos o solicitado pelo cliente.
Para além disso efetuamos, entre muitas outras tarefas:
– Pedidos de alterações do cliente;
– Resposta a reclamações;
– Provas de menus;
O dia-a-dia como KAM é muito dinâmico. Geralmente, mesmo com o dia previamente planeado, dificilmente se consegue manter o planeamento.
Quais são os maiores desafios de gerir a conta de um cliente desta dimensão? Como os superas?
R: O maior desafio numa conta desta dimensão é a quantidade de pedidos diários que nos chegam. Recebemos pedidos das várias áreas da TAP (Inflight Product; Tripulação, Supply Chain, Procurement, Eventos…) e temos de conjugar tudo com os projetos que já estamos a desenvolver, e com a operação a decorrer.
A juntar aos pedidos do cliente externo, temos ainda os pedidos internos, e há a necessidade de os conciliar a todos.
Qual foi o momento mais gratificante ou uma conquista que mais te marcou nesta função?
R: É difícil escolher um momento que mais me marcou. Sempre que conseguimos operacionalizar um projeto que demorou meses em planeamento e desenvolvimento, é sempre muito gratificante. Apesar dos desafios, é bom ter a sensação de dever cumprido.
Em retrospetiva, escolheria como um dos momentos mais gratificantes, o voo que fizemos para o Papa Francisco no final das Jornadas da Juventude. Foram vários meses de trabalho, mas no final tudo decorreu de forma exemplar e foi um trabalho especial.
Como é que o teu trabalho contribui para que os passageiros tenham uma experiência gastronómica memorável a bordo?
R: Ser KAM é ser a voz do cliente na Cateringpor. Assim, é minha responsabilidade transmitir internamente a visão que o cliente tem para um determinado projeto, refeição ou receita. Esta trabalho de comunicação entre os clientes externos e internos, tem como objetivo final podermos proporcionar a melhor experiência a bordo e também no TAP Premium Lounge Atlântico que fornecemos.
O que torna esta função tão especial
O que mais gostas na tua função e no mundo da aviação e da gastronomia?
R: O que mais gosto na minha função é a aprendizagem.
Apesar de não saber tudo ao pormenor, é estimulante saber um pouco de cada área de atuação da Cateringpor, podendo contribuir em todas as fases do processo criativo e operacional, para entregar um produto do qual nos orgulhamos.
É também gratificante poder contactar com tantas pessoas, clientes e colegas, que me ensinam tanto todos os dias.
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