Partilhar
Partilhar
A 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Ambiente, promovido pelas Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar governos, empresas e cidadãos para os desafios ambientais mais urgentes. Em 2025, o foco está na necessidade de combater a poluição por plástico, um problema global que afeta ecossistemas, saúde pública e o equilíbrio climático.
Desde 1950, foram produzidos mais de 9 mil milhões de toneladas de plástico, sendo que cerca de 7 mil milhões se tornaram resíduo. Só em 2024, a produção mundial ultrapassou 400 milhões de toneladas, potenciando uma crise de mares contaminados, solos degradados e partículas micro-plásticas em organismos vivos, incluindo seres humanos.
A poluição por plástico é hoje considerada uma das maiores ameaças ambientais do nosso tempo. Produtos comuns como frascos, recipientes de uso único, sacos, tubagens e embalagens continuam a ser descartados diariamente, muitas vezes sem qualquer possibilidade de reaproveitamento. A resposta a esta crise exige ação coordenada e soluções estruturais como reduzir o uso de plástico descartável e reformular os produtos de plástico para que sejam mais duráveis, reutilizáveis e recicláveis.

O compromisso da Cateringpor com a redução de plástico
Na Cateringpor, a sustentabilidade é um compromisso prático que se reflete em ações concretas e mensuráveis. No contexto do combate à poluição por plástico, a empresa tem vindo a implementar diversas medidas para reduzir o impacto da sua operação.
Como empresa de referência no setor de catering de aviação no aeroporto de Lisboa, a Cateringpor procura soluções que combinam eficiência logística e responsabilidade ambiental.
A partir de 2024 foi iniciado um fluxo de separação de resíduos de plástico que abrange várias áreas da operação, desde as cozinhas aos armazéns. Este processo permitiu dar início à valorização de resíduos de plástico, potenciando a sustentabilidade destes materiais e o seu reaproveitamento.
Nos primeiros cinco meses de 2025, a Cateringpor já reciclou metade do total de resíduos de plástico registado em todo o ano de 2024. O objetivo é ultrapassar esse valor até ao final do ano, reforçando a eficiência dos processos internos e o compromisso com a gestão de resíduos.
Paralelamente, está a ser aplicada uma política de substituição de artigos de plástico de uso único por soluções mais ecológicas, como embalagens de papel, cartão e outros materiais recicláveis ou reutilizáveis. Esta transição está a ser feita de forma gradual, com o envolvimento de vários departamentos da empresa, respeitando os padrões de qualidade, segurança alimentar e inovação que caracterizam a operação da Cateringpor.
Crescer com responsabilidade
O setor do catering para aviação tem desafios logísticos e operacionais muito próprios, mas na Cateringpor acredita-se que isso não deve impedir a adoção de práticas mais conscientes. Pelo contrário, reforça a importância das iniciativas que conduzem a uma operação mais sustentável.
Na Cateringpor, acreditamos que é possível crescer com responsabilidade através da inovação nos processos, otimização de recursos, e colocando a sustentabilidade no centro das decisões. Pequenas decisões diárias que, somadas, fazem uma grande diferença.
Mantenha-se informado
Subscreva já
a nossa newsletter.